| Serviço / Entidade | Descrição das Atividades | |
ARDITI (Agência regional para o desenvolvimento da investigação tecnologia e inovação) / UMa (Universidade da Madeira) | Demonstação de atividades cognitivas desenvolvidas no âmbito de um projeto em curso, que visa a construção de um portfólio de atividades cognitivas para e através da plataforma Musiquence, destinada a apoiar profissionais de saúde que trabalham com Pessoas que vivem com demência. O Musiquence é uma plataforma de jogos sérios que possibilita a criação de atividades cognitivas recorrendo a elementos digitais, musicais e de reminiscência, permitindo, ainda, a sua personalização de acordo com o perfil da Pessoa que vive com demência. Este portfólio é constituído por 12 sessões de estimulação cognitiva, concebidas com o objetivo de estimular diferentes capacidades cognitivas (ex. Atenção, memória, funções executivas, entre outras). Através do Musiquence, estas atividades são implementadas com recurso a tecnologias interativas (tablet, realidade aumentada, entre outras), potenciando uma maior acessibilidade, maior envolvimento para todos os intervenientes e eficácia no processo terapêutico. Estará uma pessoa (Paulo Fernandes), serão necessários uma mesa e uma ficha tripla. | |
BioComp 3.0 | O projeto está relacionado com o controlo de uma espécie aquática invasora: o jacinto-de-água. Apresentação do projeto. | |
BIESA – Bio-Inspired Expert Systems and Applications | Trabalho do projeto Bio-Inspired Expert Systems and Applications | |
| CEEAplA – Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico | Partilha de dados relativos a projeto sobre a utilização de técnicas de economia circular pelo setor hoteleiro. Apresentação de poster com resultados | |
| CiTUR Madeira | Presença institucional do CiTUR Madeira para divulgação dos projetos em que está ou esteve envolvido. | |
| CUIP – Polo na UMa | Mostra da Investigação em Psicologia da UMa | |
Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI) | As atividades propostas evidenciam como o estudo dos insetos é essencial para compreender e manter o funcionamento dos ecossistemas. Estes organismos sustentam processos fundamentais como a polinização, a decomposição da matéria orgânica e o controlo natural de pragas, garantindo serviços indispensáveis para a sociedade. Sem o conhecimento e a valorização destes grupos, torna-se impossível de atingir os objetivos de tornar a Europa mais resiliente perante os impactos das alterações climáticas. Através destas atividades, pretende-se mostrar ao público a importância da taxonomia e das coleções entomológicas, aproximando-os da investigação científica e da profissão de taxonomista. Os visitantes terão contacto com os métodos de captura utilizados no campo, com os processos de preservação em coleções científicas e, por fim, poderão participar num exercício prático de identificação, distinguindo insetos de outros artrópodes e reconhecendo algumas das suas principais ordens. A dinamização será assegurada por quatro pessoas: uma responsável pela componente de campo, uma pelas coleções, uma pela identificação dos insetos e uma pelo apoio geral às atividades, incluindo a apresentação dos projetos de investigação em curso no nosso grupo. Caso seja possível, agradecíamos que houvesse espaço para montar uma armadilha Malaise junto ao stand. | |
| Departamento de Engenharia Eletrotécnica da FCEE da Universidade da Madeira | Demonstrações de Engenharia Eletrotécnica. Iremos levar algumas demonstrações simples de temas da área da Eng. Eletrotécnica, com as quais os visitantes podem interatuar, e que nos permitem apresentar os temas de investigação em que trabalhamos. Iremos necessitar de uma mesa (de preferência com toalha, e com o tamanho mínimo de uma mesa de aulas para 2 alunos), e de uma tomada elétrica (eventualmente extensão) junto à mesa. | |
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa | Na nossa banca vais poder descobrir como é que o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa promove ambientes de aprendizagem inovadores nos cursos de Educação Básica, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Estaremos a apresentar: Um vídeo com cenários de aprendizagem, desenvolvidos nas unidades curriculares ligadas à Didática da Matemática, que mostram como a criatividade e a prática pedagógica se cruzam no processo de formação dos nossos estudantes. Alguns objetos impressos nas impressas 3D, criados pelos estudantes, que ilustram a integração entre tecnologia, sustentabilidade ambiental e educação. E ainda podes experimentar o jogo “Oceanos com Vida”, um jogo de tabuleiro educativo e interativo que sensibiliza para a proteção dos oceanos, promovendo o conhecimento sobre biodiversidade marinha, ameaças ao mar e comportamentos sustentáveis — tudo de forma divertida! Esta é uma excelente oportunidade para conhecer melhor o trabalho dos investigadores em Inovação Pedagógica e a forma como trabalham para formar profissionais preparados para os desafios do futuro, com recurso a metodologias ativas e ambientes de aprendizagem envolventes.. | |
| Escola Superior Enfermagem São José de Cluny | Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia 2022-25 As Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia são um espaço único de encontro, partilha e construção de conhecimento em Enfermagem, envolvendo docentes e estudantes das regiões da Macaronésia — Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Com quatro edições realizadas, cada uma acolhida por uma das regiões participantes, estas jornadas afirmam-se como um evento itinerante e colaborativo, promovendo: -A divulgação de trabalhos académicos desenvolvidos por estudantes -A articulação entre ensino, investigação e prática clínica -O reforço da cooperação científica e pedagógica entre instituições Durante a Macaronight, visite a nossa bancada e descubra: -Vídeos das edições anteriores -Panfletos informativos e material multimédia -Testemunhos e experiências dos participantes -Projetos de investigação em curso com impacto real na comunidade | |
| EU Corner | Apresentação de Projetos financiados pela União Europeia Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior EAFC INNO RECHERCHE – L’ingénierie D’accompagnement Comme Levier D’innovation Pédagogique GENISIS (OSEAN) – Geologically Enhanced O Europe Direct Madeira, enquanto centro de informação europeia na região, irá disponibilizar materiais gratuitos aos visitantes sobre o programa Horizonte Europa 2021-2027, programas europeus para a juventude, as missões Horizonte Europa (“Europa Resiliente às Alterações Climáticas”, “Missão Estrela-do-Mar 2030” e “Um Acordo de Solo para a Europa”), a Bússola de Competitividade Europeia, bem como um jogo de perguntas sobre a União Europeia. Para dinamizar estas atividades estarão presentes 4 elementos da equipa do Europe Direct Madeira. | |
| Europe Direct Madeira | Publicações e material de divulgação alusivos à temática do evento e às questões europeias. | |
Grupo de Trabalho Tartarugas Marinhas | Atividade 1 – “Tartaruga com Transmissor” Descrição: Exposição de uma tartaruga (modelo 3D, peluche ou cartão) com transmissor de satélite improvisado, acompanhada de exemplos de lixo real encontrado em tartarugas marinhas. Mostra-se ainda num cartaz ou tablet os mapas de migração obtidos pela investigação. Pessoas presentes: 1 investigador(a) para explicar e responder a perguntas. Atividade 2 – “O que há no meu estômago?” Descrição: Caixa misteriosa onde o público introduz a mão e tenta adivinhar o que está dentro. O conteúdo mistura itens naturais (conchas, pedras) e lixo real recolhido em tartarugas marinhas, revelando de forma interativa o impacto do plástico nos oceanos. Pessoas presentes: 1 investigador(a) para orientar e explicar a atividade. Atividade 3 – “Quiz Rápido das Tartarugas” Descrição: Conjunto de perguntas simples em cartões sobre biologia, comportamento e ameaças às tartarugas marinhas. Quem acertar ganha um pequeno brinde (autocolante, marcador) ou apenas reconhecimento simbólico. Pessoas presentes: 1 investigador(a) para dinamizar o quiz. | |
Instituto Tecnologias Interativas (ITI) | Projeto eGames Lab: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para a promoção do evelhecimento saudável (2 pessoas); – Projeto Walking Football: Implementação de um programa de atividade física para estimular a saúde e o envelhecimento ativo; Projeto Microcli-mac: estudo do impacto das alterações climáticas nas componentes físicas e fisiológicas em atividades outdoor (1 pessoa); Projeto PATH: promover e facilitar a transição para a fase da reforma de modo a suportar o envelhecimento ativo e saudável | |
| ISOPlexis-Universidade da Madeira | Apresentação dos projetos: “Sabemos tudo que se passa no seu (agro)ecossistema” e “Projectos em sustentabilidade e valorização de produtos regionais”. | |
MARE-Madeira: Whale Team | Baleias e golfinhos da Madeira: iremos ter 2 investigadores a apresentar as espécies de baleias e golfinhos que temos na região e quais as metodologias usadas para investigação | |
MARE-Madeira: CLIMAREST | As algas representem uma importante comunidade nos ecossistemas marinhos, produzindo oxigénio, dando abrigo e alimento a vários organismos, e contribuindo para a economia (por exemplo, utilizadas como fertilizantes). No entanto, a comunidade de macroalgas da orla costeira da Madeira sofreu um drástico decréscimo nas últimas décadas. O projeto CLIMAREST (com financiamento europeu Horizonte) promoveu o restauro desta comunidade na região através de ações de transplante e semeio, mas também envolvendo e sensibilizando a comunidade para a importância das macroalgas. Assim, propomos a realização de atividades para informar da diversidade de algas presentes nas águas da Madeira e para as ações realizadas no âmbito deste projeto. | |
MARE-Madeira : TWILIGHTED | ‘TWILIGHTED’ é um projeto da investigação do mar profundo na Madeira, coordenado pelo MARE-Madeira. Vamos ter atividades sobre os animais que vivem no mar profundo e os desafios que enfrentam. Estes atividades são: o quiz dos mergulhadores profundos, o desafio de ecolocalização e as criaturinhas das profundezas. Serão uma pessoa para cada atividade. | |
| Unidade da Ciência / Museu da Baleia | Apresentação dos projetos MARVEL e HOPE com videos e materiais didacticos | |
| NeuroRehabLab | Demonstração de Jogos e dispositivos para reabilitação motora | |
OOM-ARDITI | Qualidade das águas das Ribeiras | |
RISE_Health UMa | Divulgação do RISE-Heath polo UMa ; Divulgação da produção cientifica dos investigadores RISE_Health polo UMa. | |
| Sentinela Atlântica – ARDITI | Sistemas Aéreos Não-Tripulados de uso específico ou duplo uso, militar e civil. | |
| Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves | “Por uma noite com mais vida” é o tema do nosso projeto LIFE Natura@night, que tem como objetivo mitigar a poluição luminosa na Macaronésia. Estarão presentes 2 elementos da SPEA, onde teremos materiais de divulgação do projeto e jogos temáticos sobre a biodiversidade noturna (aves marinhas, morcegos e insetos). | |
| Startup Madeira+ startNOW | Apresentação dos serviços e função da Startup Madeira no incentivo ao empreendedorismo e inovação no ecossistema local + apresentação do programa de aceleração startNOW dinamizado pela Startup Madeira | |
UMa – Laboratório de Performance Experimental – Conselho de cultura | Título: Atividade L.PE/N.PC – CC – UMa. Construção em parede (pensei numa das colunas da Sala dos Arcos, onde penso que será o evento), tipo poster, com imagens dos ebooks publicados, da revista Cinema & Território e, ainda, do Espaço Random, que este ano ganhará ainda significativos contributos. Com esta iniciativa, aproveito para promover o Conselho de Cultura da UMa e a sua ligação à Academia traduzida em publicações científicas. Estas imagens terão um QRCode para acesso imediato, promovendo a interação direta com potenciais interessados. Precisaria ainda de uma pequena mesa, onde colocarei alguns livros para oferta (na altura em que tivermos maior audiência). Com este formato não precisarei de estar durante todo o período, mas apenas pontualmente para ir gerindo o impacto. |